O crescimento pode ser considerado o melhor indicador para avaliação do estado nutricional e de saúde da criança. Representa o resultado da interação de fatores genéticos e de fatores ambientais(afetividade, acesso aos alimentos, hábitos alimentares, saneamento básico , intensidade e frequência das doenças , dentre outros)
A cada visita ao pediatra, as verificações de peso e altura são anotadas em um gráfico de curva de crescimento, que serve para que o profissional que acompanha a criança possa avaliar se o crescimento está adequado, tanto em relação ao padrão de estatura da família, quanto em relação à média de outras crianças do mesmo sexo.
O pediatra precisa conhecer a altura dos pais do bebê. Existe uma fórmula matemática para calcular a chamada estatura-alvo. É o resultado desse cálculo que indica a altura que o filho deverá ter quando chegar à fase adulta. Sabe-se que cerca de 80% da estatura é determinada pela genética. Nutrição, sono adequado, realização de atividades físicas adequadas para cada idade e ausência de doenças crônicas são outros fatores que também influenciam.
à Qual a velocidade de crescimento adequada?
– O primeiro ano de vida corresponde à fase de maior crescimento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, nesse período é esperado um crescimento de 25 centímetros
– De 1 a 3 anos, o crescimento médio é de 10-12 centímetros
– A partir dos 3 anos de idade, são esperados de cinco a sete centímetros por ano
– Já na puberdade, que é a fase em que ocorrem modificações no corpo da criança numa transição para a fase adulta, as meninas crescem de 8-10 cm por ano e os meninos de 10-12 cm.
à Quando acompanhar com Endocrinologista Pediátrico?
– Quando há diagnóstico de baixa estatura (escore z menor que – 2 na curva de referência de estatura para a idade)
– Quando há diagnóstico de alta estatura (escore z maior que + 2 na curva de referência de estatura para a idade)
– Quando há queda da velocidade de crescimento
– Mudança do canal (curva) de crescimento após os 2 anos de idade
-Paciente pequeno para idade gestacional (PIG) que não fez o crescimento de recuperação (catch up) e etc …