A obesidade é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o estoque excessivo de gordura corporal, claramente associado a riscos à saúde. É uma doença causada pelo excesso de suprimento de energia em relação às demandas (gastos) do organismo e, como consequência, ocorre o estoque exagerado de gordura resultante da interação entre fatores genéticos, ambientais e comportamentais.
Um dado alarmante da OMS: Em 2016, a OMS estimava que 41 milhões de crianças menores de 5 anos e que mais de 34 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos estavam com sobrepeso ou eram obesas.
Cerca de 95% dos casos de obesidade são decorrentes por sedentarismo e/ou erro alimentar, conhecido como obesidade exógena.
Tendo em conta esses dados, vou dar 10 dicas para prevenção da obesidade:
- Estimular o aleitamento materno
Exclusivo até o sexto mês de vida e complementado até os 2 anos de vida mais.
- Identificar os diferentes tipos de choro
ATENÇÃO: Nem todo choro significa fome.
- Reconhecer e aceitar saciedade da criança maior
Não forçar e não exigir a ingestão total ou excessiva de alimentos. Lembrar : a criança tem capacidade de autorregular sua ingestão.
- Cumprir os horários das refeições
Não pular refeições e nem substituí-las por lanches. Realizar refeições em ambiente calmo e com aparelhos digitais desligados (TV, celular…)
- Evitar consumo de alimentos de alta densidade calórica
Evitar o consumo: Doces, frituras, refrigerantes , salgadinhos, sucos de caixinhas e integrais. Incentivar ingestão de 5 porções de frutas e vegetais diariamente.
- Evitar oferecer sucos e refrigerantes às refeições
Os líquidos podem ser utilizados para deglutir rapidamente os alimentos mal mastigados. Bebidas gasosas interferem no metabolismo ósseo, esmalte dos dentes , distensão gástrica , podendo aumentar a capacidade de ingesta alimentar.
- Limitar o tempo de lazer passivo
O tempo de tela é no máximo 2 horas por dia. Necessário controlar horários de TV, tablete, celular, computador e videogame.
- Orientar o lazer ativo
Menores de 2 anos: atividades práticas como rolar, engatinhar e andar
Pré-escolares: andar de bicicleta, correr, jogar bola , pular corda…
Escolares e adolescentes: esportes em geral e atividade física programada (pelo menos 1h por dia)
- Aumentar a ingestão hídrica
Incentive a criança e o adolescente a levar sempre uma garrafinha de água na escola e outras atividades. Meta beber 2 garrafinhas durante o dia.
- Hábitos saudáveis devem ser adotados pela família
Lembrar que os pais atuam como modelos para as crianças. Não adianta querer que o filho se alimente de frutas e verduras se não dão exemplo.